Gincana JPA Sustentável

Gincana JPA Sustentável

  • Ao longo de cada uma das três edições, fizemos o acompanhamento de indicadores que nortearam ações para melhoria do projeto, visando, principalmente o engajamento da comunidade escolar e a promoção da educação ambiental de forma integral e sistêmica. Ao fim de cada temporada nossos processos são revistos e melhorias são implementadas.

    Na última edição, experimentamos algumas dificuldades, principalmente em relação ao nível de engajamento da comunidade escolar, fato que comprometeu o atingimento de metas e resultados.

    Apesar da realização das ações de sensibilização, que ocorreram antes do início da Gincana e objetivavam sensibilizar e motivar a comunidade escolar, a arrecadação dos resíduos ficou muito aquém do esperado. Havia uma expectativa de arrecadação de 10 toneladas, no entanto, só foram arrecadadas 5,22 toneladas. Isso gerou prejuízo ao projeto, que tem como única fonte de renda a venda dos resíduos. Ao pesquisarmos junto as Instituições escolares, quais foram os principais motivos da baixa adesão, obtivemos as seguintes respostas:

    • Falta de conhecimento (como segregar e o que segregar);
    • Falta de cooperação e motivação de pais e alunos;
    • Falta de equipe interna para gerenciar os resíduos sólidos, promover ações motivacionais e educacionais;
    • Falta de espaço físico para armazenar os resíduos.

    Desta forma, foi possível concluir que apenas uma ação de sensibilização não bastaria para que a gincana pudesse alcançar o seu potencial, será necessário fazer investimentos em equipes de acompanhamento durante todo o processo, educando e motivando a comunidade Escolar e para isso seriam necessários fazer mais investimentos no projeto, no entanto, o JPA, Eu Te Amo, não dispõe de recursos, por isso, será necessário captar recursos de outras fontes, tais como: financiamentos de editais e fundos ambientais.

    Diante do exposto, a Gincana ficará suspensa provisoriamente até que a captação de recursos aconteça e possamos dar a continuidade do projeto de forma mais exitosa.

    Durante o recesso do projeto, com base no aprendizado, repensamos nossas estratégias, metodologias e o modelo da Gincana que passará a ter um novo regulamento a partir de 2019, que serão anunciadas em breve.




Realização