Gincana JPA Sustentável

  • A Gincana JPA Sustentável é um projeto de fomento ao protagonismo da sociedade nas práticas regulares de ações de cidadania e responsabilidade ambiental, que gerem impactos positivos no desenvolvimento social, cultural e ambiental do bairro, tornando-o mais próspero, seguro e aprazível a todos.

     

    Os participantes da Gincana JPA Sustentável, que cumprirem as etapas do desafio, receberão o troféu “Protagonista Social” e prêmios em revitalização da Instituição Escolar, que poderão ser, de acordo com a necessidade da Instituição e conforme o engajamento da comunidade escolar de:

    • Instalação de brinquedoteca confeccionada com materiais de descarte, tais como: pneus e pallets;
    • Instalação de sala de leitura com biblioteca “geladeira”, bancos e pufes confeccionados em pneus e pallets;
    • Instalação de lixeiras confeccionadas em pallets;
    • Instalação de jardim suspenso confeccionado em pallets;
    • Instalação de jardineiras confeccionadas em pneus;
    • Oficinas coletivas de muralismo e intervenção artística urbana em muros e bancos de cimento da Instituição;
    • Oficinas coletivas de fabricação de mobiliário artístico confeccionado com materiais de descarte (pneus e pallets);
    • Oficinas e mutirões para reformas e reparos de instalações elétricas, hidráulicas e conservação da Instituição.

    Para participar da Gincana JPA Sustentável e fazer jus aos prêmios, que serão proporcionais a adesão da Instituição, a direção deverá se comprometer com o projeto que durará, no mínimo, 6 (seis) meses e promover o engajamento e a participação ativa de todos os seus colaboradores, professores, pais e alunos nas ações de educação ambiental e cidadania, tais como:

    • Ações de educação ambiental, como: palestras e rodas de conversa com a participação de pais, alunos e educadores;
    • Sistematizar de forma permanente a coleta seletiva de resíduos, dentro dos protocolos necessários para reciclagem;
    • Promover gincanas de sustentabilidade e ação de cidadania relacionados aos cuidados com o meio ambiente e com o bairro;
    • Promover oficinas de ecologia, reuso e upclycling;
    • Promover outras ações que julgar indispensável para promover a educação ambiental e cidadania.

     

    O JPA, Eu Te amo, apoiará todas as ações listadas acima promovendo palestras, rodas de conversa, ações de cidadania e oficinas para todas as Instituições participantes verdadeiramente engajadas com o projeto, medido por meio de avaliação do projeto e das ações implementadas pela Instituição em favor “Protagonismo Social” da comunidade escolar.

     

    Todo material de descarte arrecadado durante a Gincana JPA Sustentável será comercializado para obtenção de recursos financeiros que viabilizarão economicamente a revitalização da escola.

     

    Os recursos financeiros serão depositados em um “Fundo Ecológico”, que poderá ou não, ser através de depósito em conta corrente bancária específica do projeto, em nome de algum representante da comunidade escolar, a critério da Instituição e serão aplicados integralmente para a viabilização dos projetos, previamente negociados em conjunto com toda a Instituição, que indicará representantes da diretoria, dos professores, dos pais e dos alunos, que deverão ter voto de igual peso nas assembleias e tomada de decisão do projeto.

     

    Não será permitida a geração de recursos financeiros para o “Fundo Ecológico” oriundo de quaisquer outras fontes de receitas que não seja a coleta seletiva e comercialização de resíduos, fato que ensejará a desclassificação da Instituição escolar e o desligamento da Gincana JPA Sustentável.

     

    Os resíduos serão recolhidos e armazenados em local sedo, dentro da unidade da Instituição Escolar, que deverá designar um responsável, na Instituição pela recepção, inspeção e segregação dos resíduos cuidando para que os mesmos sigam rigorosamente os protocolos de reciclagem. Os resíduos serão armazenados, por tipo (vidro, plástico duro, plástico filme, metal e papel) em container de pallet fornecidos pelo JPA, Eu te amo. Os resíduos serão retirados e comercializados sempre que atingir a marca total de 300kg.

     

    Em caso de verificação de falha na segregação dos resíduos e protocolos de reciclagem e armazenagem a Instituiçãoserá advertida e ficará comprometida em realizar, dentro do prazo de 15 (quinze) dias da data de advertência, novas palestras de conscientização para promover a educação ambiental. A Instituição que reincidir 3 (três) vezes, consecutivas ou não, na falha de segregação de resíduos será desclassificada e desligada do programa Gincana JPA Sustentável.

     

    Será permitido a geração de receitas por meio de venda de moda de reuso (brechó) ou peças customizadas e artesanato confeccionados com materiais de descarte ou com técnicas de upcycling, desde que esteja previsto no projeto de educação ambiental.

     

    Para inscrever a sua Instituição entre em contato com o JPA, Eu te amo, através do telefone 3496-5990 falar com Angela ou Mariana, você passará inicialmente por uma triagem para aferir a adesão da sua Instituição e posteriormente será agendada uma reunião onde deverá estar presente um representante da direção, 2 representantes da educação (professores), 4 representantes de pais e 4 representantes de alunos.

     




Realização